Dr. Adaias Vieira abril 3, 2016 Nenhum comentário

PESQUISADORES DESCOBREM MUTAÇÃO RESPONSAVEL PELA IDADE DA PELE

Cientistas holandeses alegam ter encontrado, pela primeira vez, um gene que ajuda a explicar porque algumas pessoas parecem ser mais novas que outras de mesma idade. Estudo publicado na revista “current biology” aquelas pessoas que tem determinadas mutações num gene chamado “mc1r” aparentam ser em média, dois anos mais velhos do que aqueles sem mutação.

As mutações neste gene, dizem os cientistas, influenciaria a aparência das pessoas independentemente da cor da pele, do gênero ou até mesmo dos estragos causados pelo sol.

Este é o primeiro gene encontrado com mutação sobre a idade aparente, e , sozinho ele já consegue provocar um efeito de 2 anos – disse ao jornal britânico “The Guardian” Manfred Kayser, professor de biologia molecular forense no Centro Médico Erasmus em Roterdâ.

Após avaliar o genoma de pessoas envolvidas na pequisa, Kayser descobriu um fator em comum entre aqueles que pareciam mais velhos: variações do gene mc1r. Para confirmar o achado, ele repetiu a pesquisa em dois grupos de pessoas, um na Holanda e outro no Reino Unido, e, de novo, lá estava o mesmo gene.

Esse resultado tem implicações que vão muito além da criação de cremes faciais e outros cosméticos que podem, de certo modo, atuar sobre o mc1r, segundo o pesquisador este estudo pode jogar luz sobre o que a aparência dos indivíduos diz sobre a saúde deles.

Dr. Adaias Vieira