Dr. Adaias Vieira maio 3, 2016 Nenhum comentário

Diversos fatores podem comprometer a ingestão adequada de micronutrientes como estilo de vida, aumento das necessidades nutricionais, restrições alimentares (Dietas, por exemplo), situações patológicas, desinformação sobre hábitos alimentares saudáveis e baixo consumo.

A deficiência subclínica de micronutrientes, pode trazer consequências adversas para a saúde, como alterações nas defesas antioxidantes e no sistema imune, levando a um maior risco de desenvolvimento de doenças crônicas.

Segundo o Internacional Life Science Institute, uma em cada quatro pessoas no mundo sofre de FOME OCULTA. Identificado como o problema nutricional mais prevalente no mundo. No Brasil 2/3 da população não se alimenta em quantidade e qualidade adequada.

Esta deficiência de micronutrientes pode passar despercebida e afeta qualquer indivíduo independente de classe Social.

As vitaminas são compostos essenciais para o crescimento, desenvolvimento e manutenção da saúde, além de auxiliar em funções de defesa do organismo. Como a maioria das vitaminas não é sintetizada em nosso organismo, elas precisam ser adquiridas por meio dos alimentos. O mesmo ocorre com os minerais.

O Ser humano não se alimenta de vitaminas e sim de alimentos e preparações, características de sua infância e de sua cultura que fortalecem sua saúde física, mental e também sua identidade.

Ainda que a deficiência de micronutrientes possa ser caracterizada pela deficiência de um micronutriente especifico, frequentemente ocorre de forma combinada a outras deficiências de vitaminas e minerais em razão de sua estreita associação entre fontes alimentares, vias metabólicas e funções fisiológicas. As carências múltiplas podem ser mascaradas pela carência maior de um determinado micronutriente.
A quantidade de nutrientes necessária para a proteção do organismo, muitas vezes, não é encontrada suficientemente nos alimentos em sua forma natural. E a forma de preparo ou processamento dos alimentos pode reduzir sua qualidade nutricional. Grande parte dos micronutrientes é perdida porque são sensíveis ao calor, umidade, ar, luz e também aos processos de cocção e congelamento, além das Dietas eternas.

Pacientes que “vivem de Dieta”, quase sempre tem grandes deficiências de Vitaminas e minerais.

Assim é importantíssimo a complementação diária com um Multivitamínico, principalmente se você irá se submeter a uma Cirurgia. Vitamina A, Ferro, Vitamina C, Vitaminas do Complexo B, Zico e selênio, são fundamentais para uma boa cicatrização.

A Deficiência de micronutrientes pode levar a grandes dificuldades na cicatrização, afetando o pós-operatório.

Dr. Adaias Vieira